Indo para França?o que você precisa saber sobre documentação e aonde ir

Eiffel Tower - Paris - France (by Brad Hammonds)

Eiffel Tower – Paris – France (by Brad Hammonds)

Para todos os dançarinos brasileiros que vem pela primeira vez visitar França, fazer algum tipo de competição, residência artística, turismo,formação, e procura conselhos sobre escolas de dança,  festas e eventos de dança relacionados a a cultura Hip Hop.

Sejam bem vindos você esta no local certo!!!

 

Alguns dados básicos e importantes de se ter em conta (estilo Wikipédia), muito antes de começar-mos a falar sobre dança (“… o de César”)

                                 França


Lema: Liberté, Égalité, Fraternité
(Francês: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”)

Capital: Paris
População: 65 milhões
Língua Oficial: Francês (dificilmente o francês fala bem  inglês, mas com a galera que dança,sobretudo com a galera de Paris, facilmente  você vai achar quem fale bem inglês ou espanhol)
Fuso horário: UTC -4 ( Passam para cinco horas em horário de verão
europeu a diferença)
Código telefónico internacional: +33 (sempre que algum número de celular francês começe pelo zero e precisar fazer alguma chamada em território francês , elimine o zero
e adicione o +33)

                              Chegando em terras francesas:

Dúvidas frequentes:

É preciso visto para viajar para frança?

Então, a França faz parte do Espaço Schengen,  isso quer dizer que você pode permanecer até 90 dias, sem a necessidade de visto, mas com a obrigatoriedade de ter o passaporte com a validade minima de 6 meses e um seguro de viagem.
Mais infos: http://www.seuseguroviagem.com/tratado-de-schengen-ou-acordo-de-schengen-voce-sabe-o-que-e/

Como obter um seguro para minha viagem?

Agências de viagens e companhias oferecem o serviço. Você pode verificar se o seu banco (dependendo do cartão de crédito) pode oferecer o seguro gratuitamente para você.

Queria aproveitar a minha ida a França, para fazer uma mini tourné e visitar ou participar em eventos em países ao lado de França, é possivel?

Sim, é essa a função do tratado de Schengen, existem 26  países  ligados a este tratado que facilita a deslocação entre eles, O turista brasileiro pode ficar até 90 dias circulando pela zona Schengen sem a necessidade de um visto.
Mais informações sobre o tratado:
http://http://www.seuseguroviagem.com/tratado-de-schengen-ou-acordo-de-schengen-voce-sabe-o-que-e/

Vou ter problemas com a imigração?

Muito provavelmente  não, você não ira ter problemas com a imigração, mas não me posso esquecer de dizer que se existe um país que represente a burocracia mundial, com certeza este país é a França.
Por tanto Tente ser o mais organizado possível antes de fazer a sua viagem, cópia reservas de hotéis, quantia de dinheiro para viagem, cartão de crédito, enfim esteja preparado se caso for necessário de conferirem os seus documentos de viagem.

Quais são os valores das taxas para sair do aeroporto?

Pois é meu amigo a não ser que, você tenha algum amigo ou familiar que te possa buscar no aeroporto, você terá que sair do aeroporto de transportes públicos.
As taxas não variam muito e nem são valores bastante altos , mas é algo para se ter em conta em suas economias para sua viagem.
Do aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris são: 11 euros de metrô (43.98 Reais).
Do aeroporto Orly ao centro de Paris são: 10.50 euros de metrô (41.98).

(Aproveitando o tema…)

                                        Transportes públicos em Paris

image

Transportes públicos em Paris, podem sair muito caro se você não planificar bem os seus percursos.
Uma das  grandes  vantagens é que se você ficar na zona dita Paris, os tickets T++ custam 1.80 euros cerca de 7.20 reais tendo a vantagem de durante 1h e meia poder usufruir de trem, metrô e ónibus com o mesmo ticket.
Uma das coisas que aconselho, para quem morar nestas zonas é comprar 1 carnet com 10 tickets, que fica ainda mais barato, 1.40 por ticket, 14 euros o total (55.97 reais).
Quanto aos que moram ao redor de Paris, ai que os preços   realmente variam, podendo alcançar de 5 euros até 25 euros apenas com tickets de ida e volta diários, para esse casos aconselho comprarem o Mobilis que dependendo da área  em questão o seu preço varia mas é um ticket que funciona por 24 horas, e que permite você utilizar diversos tipos de transporte.
Consultem mais informações através deste site:
http://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte

A própria Biblia ja dizia “pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”
Encerremos este tema e passemos então as coisas que realmente nos interessa falar neste blog. 😅

Anualmente existem cerca de 208 eventos relacionados com danças urbanas (contando com cyphers, batalhas, competições coreográficas,convenções e master classes) em toda a França.

Isso dá cerca de 8 eventos por semana, não esquecendo que a maior parte dos eventos acontecem sempre em um final de semana, (ex: 4 sábado, 4 domingo).

Quando se trata de eventos de grandes eventos ( ex: Battle of the year, Juste Debout), é  bem capaz de uma semana antes  até o dia do evento, existirem vários eventos colados um nos outros ou acontecendo ao mesmo tempo  e inúmeras after partys.

Enfim independente  da época do ano que você estiver em França, Vai existir sempre eventos acontecendo e coisas interessantes para você fazer com a dança. cabe só a voce  escolher bem o que quer fazer.

Existe um site e aplicação bastante bom, chamado Dancedeets que te ajuda a achar todos os eventos que estão acontecendo e que vão acontecer em frança e em todo mundo. deixo aqui o link caso precisem http://www.dancedeets.com/.

Alguns dos maiores eventos de dança em frança:

* Battle of the Year


Uma das maiores batalhas de Bboying e Bgirling do mundo, criada em 1990 por Thomas Hergenröther e seu grupo, a sua qualificação é feita  de forma coreográfica em que só os grupos com melhores pontuações passam as seguintes fases. Com diversas categorias é certamente um dos eventos mais respeitados da cultura Hip Hop mundial.

* Juste Debout


Criado por Bruce Ykanji tendo a sua primeira edição oficial em 2002, é a maior competição de danças Top Styles (debout) e a mais conhecida em todo o mundo.
O evento consiste em  batalhas 2 vs 2  de vários estilos específicos ,onde a dupla de bailarinos participante durante 1 minuto por ronda , tentam vencer o seus adversários utilizando pequenos segmentos coreográficos e improvisação dentro da categoria escolhida.

* Chelles Battle Pro


Evento Criado e organizado em Chelles desde 2001, é um evento com duas categorias: bboys e bgirls menores de 12 anos, e categoria livre com bboys de todo mundo que ganharam as qualificações em seus países de origem, ou foram convidados.
Chelles Battle Pro é uma batalha onde qualquer seleccionado tem a honra de representar a elite, do Breakdance mundial.

* Vertifight


O maior evento mundial representativo da dança Electro, antes conhecida como “Tektonik”. Evento que organiza qualificações em diversos pontos do mundo mas que tem a sua final no país de origem dos seus organizadores  Youval, Hagson e Steady,  frança.

 
* I Love This Dance All stars weekend


Evento que promove batalhas 1 vs 1 entre os melhores bailarinos da actualidade ,em um conceito bastante distinto:
Cada bailarino tem a chance de escolher a música que deseja dançar,sendo que na primeira ronda estes tem que dançar as musicas de seus adversarios, e a segunda tem que dançar sobre a sua propria música.

* Illest International Battle


Criado em 2013 por Grichka e seu grupo os Madroots, é talvez o maior evento de KRUMP no mundo, tendo como júri os próprios criadores do estilo (Tight Eyez e Big Mijo) , e contando com a participação de mais 300 krumpers de todo mundo, e diversas categorias.

                       

                                  Locais para formação

Existem diversas escolas de dança em Paris de diferentes tipos, algumas com aulas regulares de público aberto, que basicamente você paga uma mensalidade e frequenta 1 aula por semana ou várias aulas por semana, sempre numa hora pós laboral.
Outras em que você paga anualmente, e tem uma formação intensiva com um objectivo mais dirigido a competição ou profissional.
Vou tentar falar das escolas mais conhecidas pelo público e que já tive a oportunidade de visitar.

LAX dance Studios: https://laxstudio.fr

LAX Studio – Visite virtuelle from LAX STUDIO on Vimeo.

É uma escola de aulas regulares de público aberto, possui várias disciplinas todas elas dentro dos estilos urbanos, e que ganhou bastante notoriedade, pela qualidade coreográfica de seus professores.

Juste Debout school: http://www.juste-debout-school.com


É uma escola que possui os dois regimes, tanto para dar formação profissional aos seus alunos, como uma escola de dança que trabalha para um publico mais amplo em horário pós laboral.

Existem outras escolas que não tive ainda a oportunidade de visitar mas não devo esquecer de  as referir:  escola Kim Kane -Tony Maskot, Paris dance school, Flow Dance Academy e Studio Bleu.
Que são escolas de alto nivel, bastante bem faladas por Paris, que valem a pena a visita.
Se você procurar alguma dessas escolas com o objectivo de formação mais intensiva para se diplomar, embora não seja muito barato a formação custa algo a volta dos 3 mil euros por ano cerca de quase 12 mil reais .
Ou se pretender fazer apenas umas aulas durante a sua semana de visita (o que deve ser mais certo) fica em torno de 15 a 20 euros por  aula cerca de 59 a 70 reais.
Não desvalorizando o valor de uma formação em França como todos poderam observar trata-se de valores altíssimos, querendo ou não hoje em dia, para quem precisa de um diploma em dança é perfeito, mas não a mais viável, para quem não possui condições.
Ainda assim não desespere, existe mais soluções de formação em França , muito além dos estúdios de dança que oferecem formação de luxo a preços de luxo.
Em frança chama-se 104. É um espaço cutural aberto a todos, que abre todos os dias as 12 da tarde e fecha as 18, gratuito.


Lá você vai poder encontrar, vários dançarinos como você que procuram a evolução e encontram através da magnífica partilha que existe neste local.

Anúncios

Publicado por

Douglas Knight

Todo ser humano durante sua vida, procura sempre um ombro amigo aonde se apoiar, se motivar ou apenas para desabafar. Este é o meu primeiro blog e a primeira vez que deixo reflexões de minha vida de uma forma escrita, ainda bastante instropectivo, tentando encontrar-me como indivíduo com a esperança de me direcionar a um novo caminho. Quase propositadamente quero deixar os meus problemas diários, experiências e inseguranças expostas a este mundo tão vasto, pois sei ou tenho esperanças em encontrar (sem desejar mal para ninguém) pessoas tão inseguras como eu e que procuram esse alguém para se identificarem. Bailarino e viajante são duas palavras que bem me descrevem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s